Internação Involuntária para Alcoólatras
13/11/2021
A bebida alcoólica costuma ser consumida em momentos de festas e diversão. Mas quando consumido em excesso, pode se tornar um grande inimigo e um grande vício no organismo. Caso fique dependente da substância, é recomendado procurar ajuda especializada. Porém, nem sempre se torna possível convencer um usuário da necessidade do tratamento, dessa forma a família muitas vezes opta pela internação involuntária.
Antes de prosseguirmos e falarmos sobre a internação em uma clínica de recuperação vamos falar sobre alcoolismo.
O alcoolismo é uma doença listada na 10ª edição da Classificação Internacional listada por doenças (CID-10) da Organização Mundial de Saúde (OMS). E é classificado como uma série de fenômenos comportamentais, cognitivos, fisiológicos e emocionais.
Além disso, o alcoolismo é uma doença crônica, ou seja, não tem cura. Mas pode ser tratada da maneira certa, no lugar certo, com pessoas devidamente qualificadas.
Outro detalhe preocupante sobre o alcoolismo é que nem sempre um dos maiores viciados é o alcoólatra.
O sistema de convivência humana é influenciado na maioria das vezes por algumas medidas que visam eliminar a liberdade da pessoa com o seu entorno.
Fiscalizando irregularidades, exageros e tomando providências que não cabem existem alguns atos dentro de uma norma ética impregnada na sociedade que irão repelir a pessoa em qualquer direção positiva.
Em muitos casos, as reações aos efeitos do álcool podem destruir famílias inteiras, mas sempre há uma saída. A rota da internação involuntária de alcoólatras é a chance de a família se proteger e ajudar seu ente querido.
Internação involuntária para alcoólatras, entenda sobre isso:
A primeira impressão para a maioria das pessoas que ouvem sobre internação involuntária é que se trata de um procedimento que parece violar o direito da pessoa alcoólatra.
Este procedimento, entretanto, será visto legalmente pela legislação brasileira e indicado para casos extremos em que o familiar seja visivelmente incapaz de decidir por si mesmo não procurar ajuda.
Por este motivo, o debate sobre este tema deve ser calmo e entre familiares e entes queridos do alcoólatra. Sem dúvida, existem muitos tratamentos para o alcoolismo que são extremamente eficazes.
A internação involuntária para alcoólatras deve ser o último recurso quando outras vias não tiveram sucesso.
Antes de fazer a internação involuntária, converse com o usuário, demonstre seriedade e carinho, e esteja pronto para ajudar em qualquer situação.
Se o diálogo não funcionar é hora de recorrer à internação involuntária. A família não pode se preocupar, pois não prejudicará o ente querido ou infringirá a lei. Ao contrário, para aprovar legalmente a internação involuntária, o primeiro passo para a realização desse procedimento com segurança e responsabilidade é encontrar uma clínica de recuperação que ofereça condições suficientes para esse tipo de tratamento.
Para mais informações e dúvidas entre em contato com o Grupo Procure Clínicas nós podemos te ajudar!