Clínicas de Recuperação Gratuitas
29/11/2021
Nesse artigo vamos falar das clínicas de recuperação gratuitas, que hoje em dia estão cada vez mais difíceis de se encontrar, devido ao alto custo de uma internação as famílias recorrem na procura de clínicas de recuperação gratuitas. Sabemos que o governo não dá a importância devida ao problema da dependência química e alcoolismo no nosso país..
As clínicas de recuperação gratuitas seriam uma ótima alternativa para as famílias de baixa renda que precisam fazer a internação de algum familiar. Porém na prática isso é muito difícil, pois as clínicas gratuitas que existem, normalmente estão sem vagas e suas estruturas não podem ser consideradas iguais de uma clínica, por não ter a equipe técnica que uma clínica particular oferece. Elas na verdade são chamadas de casas de recuperação ou casas transitórias. As casas de recuperação ou casas transitórias tem um ótimo trabalho mas tem as suas limitações no tratamento.
Normalmente as casas de recuperação gratuitas são ONGs ou casas de recuperação de igrejas e elas necessitam sempre de muita doação e voluntários. Elas sem sombra de dúvidas ajudam muitas pessoas, mas a maioria não tem um suporte psiquiátrico, não aceitam pacientes fumantes e nem pacientes involuntários. Geralmente eles fazem um trabalho muito bom porém o paciente realmente tem que ter o real desejo do tratamento. Outro fator limitante nas clínicas gratuitas é que na maioria das vezes elas tendem a trabalhar apenas com pacientes voluntários.
Essas casas de recuperação só aceitam esses tipos de pacientes no caso voluntários. Normalmente as famílias ajudam com uma cesta básica mensal e fazem campanhas para poder ajudar no sustento da instituição.
Mas na maioria das vezes o dependente não tem a vontade de se tratar e aí hoje no nosso país não existem clínicas de recuperação gratuitas para pacientes involuntários. E isso é um grande problema para a família que entra num desespero por não encontrar uma clínica de recuperação gratuita involuntária.
Algumas instituições particulares fornecem vagas sociais para famílias carentes, porém a procura é muito maior do que as vagas sociais que existes nas clínicas particulares em todo o país.
Existem alguns estados e prefeituras que ainda ajudam algumas famílias custeando o tratamento em clínicas de recuperação particulares. Não temos a lista mas podemos citar alguns estados que ainda ajudam: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e Rio de Janeiro.
Normalmente a área social da cidade que entra em contato com as clínicas de recuperação particulares e pedem um orçamento, e após aprovado pelo tesoureiro do município é feita a internação.
O trabalho das casas de recuperação gratuitas é um serviço que ajuda milhares de pessoas no Brasil, mas se a população e os municípios ajudassem mais essas instituições, elas seriam mais eficazes. Muitas casas de recuperação o paciente pode ir embora a qualquer momento, normalmente na crise de abstinência o paciente pega suas coisas e vai embora.
Outra dificuldade que as famílias tem é que essas casas de recuperação a grande maioria não tem nenhuma divulgação na web e isso dificulta muito para as famílias acharem as casas de recuperação gratuitas.
Devido a constituição brasileira todos os brasileiros tem que ter acesso a saúde pública gratuita. Hoje o único serviço que é oferecido pelo SUS são os atendimentos pelo CAPS (Centro de Apoio Psico-social).
Normalmente é prestado o atendimento psiquiátrico, psicológico e é fornecido a medicação. Em alguns casos ocorrem o encaminhamento para uma internação hospitalar num período de 15 dias que muitas vezes por ser um período muito curto, não surte efeitos.
Mas porque as clínicas de recuperação particulares são caras?
As clínicas de recuperação particulares seguem algumas exigências da vigilância sanitária, para poderem ter as suas licenças de funcionamento em dia e diante isso a equipe da clínica tem que seguir um padrão de profissionais. A grande maioria tem um gasto alto com aluguel, psiquiatra, psicólogo, enfermagem, auxiliar de enfermagem, nutricionista, educador físico, cozinheiro, motorista, terapeuta, administrativo, coordenadores, monitores, segurança, alimentação, luz, água e etc.
As clínicas de recuperação particulares são sempre a melhor opção, devido a sua equipe técnica e suporte mais eficiente que é dado aos pacientes. Não descartamos as casas de recuperação gratuitas mas muitas vezes falta essa equipe, que realmente faz a diferença no tratamento dos pacientes.
O Grupo Procure Clínicas só trabalha com as melhores clínicas de recuperação particulares do Brasil, mas muitas vezes conseguimos vagas sociais à algumas famílias. Prestamos também orçamentos à prefeituras e municípios que conseguem custear tratamentos. Temos também clínicas com vagas semi-sociais com um custo bem em conta.
Caso tenham alguma dúvida ou queiram mais alguma informação basta nos chamarem pelo Whatsapp.