Como parar de usar cocaína
13/09/2022
Parar de usar qualquer tipo de droga é bem complicado, não ocorre de um dia para o outro e muitas vezes requer um tratamento especializado ou até internação em alguma clínica de recuperação.
A cocaína é uma droga altamente viciante, e geralmente o dependente não consegue parar de usar sozinho.
É derivada de folhas de uma planta conhecida como coca (Erythroxylon coca) que é facilmente encontrada na região centro-oeste da américa do sul, e é usada para ser mastigada e aumentar o fluxo de sangue para aguentar a pressão da altitude elevada pelos incas a mais de 3000 anos antes de cristo.
No início do século XX começou a ser observado que o uso estava causando mortes e por isso ela foi banida de diversos países, mas devido ao cartel colombiano e o tráfico intenso aos Estados Unidos, a droga se popularizou em todas as classes e foi se espalhando pelo mundo.
A cocaína que conhecemos hoje é uma parte de um processo químico que começa com a maceração das folhas de coca, misturada a solventes químicos como o ácido sulfúrico para produzir uma pasta, chamada de pasta base que é usada para produzir as versões da cocaína que conhecemos como pó de cocaína e o crack.
Por que a cocaína causa dependência
A cocaína é conhecida pelo seu efeito energético e estimulante, e muitas pessoas acabam consumindo para fugir da realidade do dia a dia ou por interesse em experimentar sensações novas.
Essa droga possui um efeito estimulante forte, que dura por um curto período de tempo, e faz com que ela seja consumida em busca de uma sensação agradável.
Geralmente é consumida por meio da inalação (cheirada) ou injetada.
O uso é potencialmente perigoso à saúde física e mental do indivíduo e causa muitas alterações no comportamento, além dos danos emocionais e sociais.
A dependência faz com que o indivíduo viva em torno disso, que ele trabalhe só para ter dinheiro para usar, e que todos os seus momentos de felicidade dependem desse uso.
Efeitos da cocaína no corpo
Como falamos acima, a cocaína causa efeitos psíquicos e físicos no ser humano. Os efeitos físicos podem ser aumento da temperatura corporal e frequência cardíaca, tremores, tiques, dilatação da pupila, hiperglicemia, sentimento de anestesia nos dentes e gengivas e pode desencadear também problemas urinários.
Os efeitos psíquicos podem ser vistos de curto a longo prazo, como uma marcante aceleração do pensamento, insônia, desordem psicomotora, ansiedade, agressividade, irritabilidade, sensação de poder, variação de humor e delírios.
Como parar de consumir a cocaína
O melhor jeito de parar é largando de vez, tanto a cocaína quanto os derivados que fazem uso associado a mesma.
Também será preciso deixar de frequentar os ambientes e estilo de vida que o indivíduo tinha quando usava a substância.
A mudança não é fácil, mas é necessário que o usuário procure novas formas de bem-estar e prazer, uma vez que até mesmo alguns hobbies possam ser associados a esses sentimentos e ajudem a substituir a sensação que antes somente a droga proporciona.
Se não resolver, o melhor tratamento é procurar uma clínica de recuperação e se internar, para conseguir se livrar do vício de uma vez e fazer terapia para que não tenha risco de recaídas.