Por que não deixar seu filho usar maconha
13/09/2022
Crianças, adolescentes e jovens adultos são particularmente suscetíveis aos efeitos negativos da maconha devido ao desenvolvimento de seus cérebros.
A maconha pode afetar a vida atual de um adolescente, aumentando seu risco de abandonar o ensino médio, e pode afetar seu futuro por causa do impacto que tem em um cérebro em desenvolvimento que pode ser significativo e duradouro.
Impedir que seu filho adolescente use maconha elimina o impacto negativo e de longo prazo no cérebro. Cabe aos pais conversar com seu filho adolescente sobre maconha e a importância de não usar durante a adolescência.
Mas o mais importante é mostrar evidências que mostram o porquê essa prática será tão nociva a ele.
Abaixo trouxemos também algumas estratégias que você pode implementar para incentivar seu filho a não usar maconha. Confira!
Consequências do uso de maconha por adolescentes
O uso de maconha tem efeitos de curto e longo prazo no cérebro e no desempenho. São eles:
Consequências de curto prazo
O uso de maconha afeta negativamente a cognição, que é a capacidade de alguém pensar com clareza e resolver problemas, bem como sua memória e capacidade de aprender novas informações e habilidades.
Enquanto algumas pessoas acreditam que o uso de maconha aumenta a criatividade e melhora o foco, os efeitos negativos são mais prováveis ??e superam em muito o potencial de um benefício imediato muito breve.
E, de fato, em vez de melhorar o foco, o uso de maconha em adolescentes demonstrou contribuir para a dificuldade em prestar atenção.
Juntos, esses impactos no pensamento, aprendizado e atenção significam que os adolescentes que usam maconha são mais propensos do que seus colegas que não usam maconha a tirar notas mais baixas e abandonar a escola.
O uso de maconha também prejudica a coordenação e o tempo de reação.
Juntamente com a redução da capacidade de tomada de decisão e concentração, esses efeitos aumentam a probabilidade de acidentes de carro e outras lesões acidentais.
Consequências a longo prazo
O uso de maconha durante a adolescência pode danificar o cérebro em desenvolvimento de forma duradoura e pode até ser permanente.
Pesquisas associaram o uso de maconha na adolescência a problemas de memória na idade adulta, mesmo entre pessoas que pararam de usar a droga quando adultas.
Outra pesquisa encontrou uma conexão entre o uso de maconha na adolescência e pontuações mais baixas de QI na idade adulta, especialmente quando o uso de maconha começou em uma idade jovem e continuou na idade adulta.
Conforme descrito anteriormente, o uso de maconha por adolescentes está associado ao abandono do ensino médio. Isso pode levar a consequências de longo prazo, pois é improvável que os alunos retornem e, portanto, não se formem, alcançando uma educação inferior em geral e, consequentemente, maiores de dificuldades de entrarem no mercado de trabalho com boas remunerações.
Alguns estudos de pesquisa encontram resultados conflitantes, e pesquisas rigorosas sobre as consequências a longo prazo do uso de maconha estão em andamento.
O caminho mais seguro é sempre evitar completamente o uso de maconha, principalmente devido ao aumento do risco de dependência quando o uso de maconha começa na adolescência!