Quais os efeitos colaterais do uso em excesso das drogas nas mulheres?
11/11/2021
Entender o risco e as consequências que as drogas causam no organismo é importante para que a mulher entenda quais são os efeitos negativos desse problema.
O uso de substâncias ilícitas pode gerar impactos sociais e econômicos e podem prejudicar muito a vida da mulher.
As drogas mais consumidas por mulheres são: maconha, ecstasy e cocaína. São substâncias fáceis de serem encontradas, o que contribui para elevar o consumo e com isso novos usuários – em sua maioria adolescentes e jovens.
A localização geográfica do Brasil favorece o tráfico de drogas, por conta da fronteira com a Colômbia e a Bolívia, que são grandes produtores e cocaína e ópio. Assim, o país se tornou um centro distribuidor desses produtos, o que faz elevar o consumo na América Latina.
Tipos de drogas
Os tipos de drogas mais comuns são:
- Maconha: a maconha é a droga mais consumida no mundo. Os principais grupos expostos aos efeitos do uso da maconha são adolescentes e jovens.
- Cocaína: o uso excessivo causa lesões cerebrais, perda da sensibilidade das mucosas nasais e a destruição dos dentes. Geralmente esfregam a substância nos dentes e nas gengivas, ocasionando uma reação química entre a cocaína e a saliva.
- Ecstasy: é muito utilizada em festas raves ou em encontros universitários. O uso ocorre de modo oral, e provoca alterações cerebrais em poucos minutos. O efeito causa uma falsa sensação de felicidade, euforia e aumenta a libido.
- Heroína: é derivada do ópio e pode ser sintetizada a partir da morfina. O uso é injetável e seus efeitos são imediatos, já que são rapidamente absorvidas pelo cérebro. Esse tipo de droga altera o funcionamento do sistema digestório e do sistema nervoso central. Além disso a pessoa sente tontura, náuseas e tem alucinações intensas.
- Crack: é a droga que vicia mais rápido, e durante o uso, a fumaça chega aos pulmões e dali vai para o cérebro. O crack é uma droga de grande aceitação devido ao baixo preço e fácil disponibilidade, é bastante comum entre moradores de ruas.
- Álcool: consumir álcool em excesso pode causar graves sequelas e lesões irreversíveis. Também afeta memoria, capacidade de raciocínio e de concentração.
Perigos do uso de drogas
Tanto na saúde quanto no bolso, o uso de drogas é muito preocupante.
- Com relação a saúde: o vicio em entorpecentes causa prejuízos a saúde mental, emocional e física. Alguns desses danos podem ser irreversíveis ou fatais.
- Com relação a sociedade: a violência acaba crescendo com o uso e a venda de drogas nas cidades. O sustento do vicio causa o comprometimento da capacidade crítica, reduz o juízo de valor, e torna o usuário refém da marginalidade.
- Com relação a economia: mesmo nos países desenvolvidos, o controle sobre o comercio ilegal de entorpecentes não é efetivo.
A consequência do uso de drogas em jovens e adolescentes é pior do que em um adulto, pois muitos órgãos do corpo deles ainda não alcançaram o desenvolvimento pleno. Doenças de ordem psíquicas, como a esquizofrenia, o surto psicótico e a síndrome do pânico são as mais preocupantes.