O que são jogos patológicos
13/09/2022
Podemos definir como jogo patológico todo comportamento persistente e recorrente em apostar em jogos de azar, apesar de prejuízos ocorrerem dessa atividade.
É um transtorno com impacto significativo na sociedade, pois pode acarretar em prejuízos sociais, financeiros e emocionais aos indivíduos.
Quando a pessoa perde o domínio sobre o jogo, torna-se incapaz de controlar o tempo e o dinheiro que está gastando, mesmo quando está perdendo.
Fases do comportamento
Podemos identificar que o comportamento tem três fases:
- Fase da vitória: as vitórias tornam-se cada vez mais excitantes e o indivíduo passa a jogar com mais frequência, acreditando que é um excelente apostador.
Se o indivíduo joga apenas socialmente, geralmente para de jogar quando perde.
- Fase de perda: o jogador patológico tem uma atitude de otimismo não realista, pois depois de ganhar dinheiro, ele acaba aumentando o valor da aposta, na esperança de ganhos maiores.
Jogar passa a ocupar um tempo considerável na vida do jogador, e ele acaba tolerando mais as perdas.
O dinheiro que ele ganha é usado para jogar cada vez mais, e em muitos casos vemos pessoas apostando salário, economias, bens, e acabam recorrendo a familiares, pedindo dinheiro emprestado para sempre ter como jogar.
Muitas vezes essas pessoas acabam perdendo o emprego, perdendo a família, mas mesmo assim procuram sempre jogar para recuperar os prejuízos.
- Fase do desespero: a característica principal é o aumento do dinheiro e tempo que a pessoa gasta com o jogo e o afastamento da família.
Geralmente quando o jogador percebe o tamanho da sua dívida, ele entra em desespero porque precisa pagá-la para continuar jogando.
Ele acaba sendo pressionado, e o comportamento de jogar aumenta ainda mais, na esperança de ganhar uma quantia que possa resolver todos esses problemas.
Alguns jogadores ainda passam a utilizar recursos ilegais para obter dinheiro, e nessa fase é comum a exaustão física e psicológica, e começam a surgir quadros de depressão, pensamentos suicidas e o alcoolismo.
Impulso, compulsão ou dependência?
Podemos dizer que o jogo patológico é considerado uma dependência comportamental semelhante a dependência química, e com o avanço da neurociência, hoje se sabe que o sistema mesolímbico de recompensa tem papel efetivo no desenvolvimento e na manutenção da dependência.
Especula-se também que o jogo patológico está relacionado a deficiência do sistema dopaminérgico mesolímbico de recompensa.
Vários tipos de tratamento têm sido sugeridos para tratar os jogadores patológicos, mas os estudos ainda estão no início.
O tratamento mais recomendado por enquanto é a psicoterapia.
Independente da modalidade terapêutica utilizada para tratamento, o que se percebe é que muitos estudiosos concordam que uma das variáveis mais relevantes é a motivação para mudança.
O tratamento deve ser um pouco intrusivo no estilo de vida do paciente e orientar-se basicamente, a trabalhar fatores de motivação para a mudança.
Essa motivação pode ser definida como a probabilidade que uma pessoa se inicie, e permaneça no processo de mudança, e não deve ser vista como algo estável ou inerente a personalidade ou ao caráter da pessoa, mas sim como uma doença, que pode oscilar em diversas situações ou momentos.