Tratamento contra maconha no Rio de Janeiro
O tratamento contra maconha pode ser desafiador. Mas a boa notícia é que existem muitas clínicas com trabalho honesto, altamente eficaz, humanista e respeitoso com os pacientes no Rio de Janeiro.
Se você está buscando uma opção ou simplesmente quer saber mais sobre as formas de tratamento, continue lendo e tire as suas dúvidas agora mesmo!
Tratamentos disponíveis contra o vício em maconha no Rio de Janeiro
Antes de qualquer coisa, é importante saber que quando abordamos as opções de tratamentos contra vícios em maconha e em drogas em geral, eles não são excludentes, mas se complementam, à medida em que geram mais resultados pois trabalham diferentes abordagens e impactam diferentes “partes” da vida do paciente.
De modo geral, os transtornos por uso de maconha parecem ser muito semelhantes a outros transtornos por uso de substâncias químicas, embora os resultados clínicos a longo prazo possam ser menos graves – mas, ainda assim, preocupantes.
Em média, de acordo com uma pesquisa, os adultos que procuram tratamento para transtornos por uso de maconha usam essa substância quase todos os dias há mais de 10 anos e tentaram parar mais de seis vezes.
Pessoas com transtornos por uso de maconha, principalmente adolescentes, muitas vezes também sofrem de outros transtornos psiquiátricos (comorbidade).
Eles também podem usar ou ser viciados em outras substâncias, como cocaína ou álcool.
Os estudos disponíveis indicam que o tratamento eficaz do transtorno de saúde mental com tratamentos padrão envolvendo medicamentos e terapias comportamentais pode ajudar a reduzir o uso de maconha, particularmente entre aqueles envolvidos com uso pesado e aqueles com transtornos mentais mais crônicos.
Os seguintes tratamentos comportamentais mostraram-se promissores:
- Terapia cognitivo-comportamental: Uma forma de psicoterapia que ensina as pessoas estratégias para identificar e corrigir comportamentos problemáticos, a fim de aumentar o autocontrole, interromper o uso de drogas e abordar uma série de outros problemas que geralmente ocorrem com eles.
- Gerenciamento de contingência: Uma abordagem de gerenciamento terapêutico baseada no monitoramento frequente do comportamento-alvo e no fornecimento (ou remoção) de recompensas tangíveis e positivas quando o comportamento-alvo ocorre (ou não).
- Terapia de aprimoramento motivacional: Uma forma sistemática de intervenção projetada para produzir mudanças rápidas e motivadas internamente; a terapia não tenta tratar a pessoa, mas sim mobiliza seus próprios recursos internos para mudança e engajamento no tratamento.
Atualmente, a Anvisa não aprovou nenhum medicamento para o tratamento do transtorno do uso de maconha, mas a pesquisa está ativa nessa área e há remédios que ajudam a tratar os efeitos desencadeados.
Como os problemas de sono aparecem com destaque na abstinência de maconha, alguns estudos estão examinando a eficácia de medicamentos que auxiliam no sono, além de abordagens fitoterápicas, que parecem promissoras.
Outros medicamentos que se mostraram promissores em estudos iniciais ou pequenos ensaios clínicos incluem o sonífero zolpidem, um medicamento ansiolítico chamado buspirona e um medicamento antiepiléptico chamado gabapentina, que pode melhorar o sono e, possivelmente, a função executiva.
Outros agentes que estão sendo estudados incluem o suplemento nutricional N-acetilcisteína e produtos químicos chamados inibidores da FAAH, que podem reduzir a abstinência ao inibir a quebra dos canabinoides do próprio corpo.
As direções futuras incluem o estudo de substâncias chamadas moduladores alostéricos que interagem com os receptores canabinoides para inibir os efeitos recompensadores do THC.
No entanto, todos esses medicamentos ainda estão em fase de testes para essa finalidade e jamais, nenhum tipo de medicamento para controle de dependência de drogas deve ser manejado sem a prescrição clara que um profissional.
Por isso, se você está procurando ajuda para si ou um ente querido no Rio de Janeiro, saiba que em nosso site você encontra opções com atendimento humanizado e abordagem multidisciplinar para resultados efetivos!